BY NIGHT 2017 - 29 DE JULHO.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

by night 2017

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Passeios para esta semana

Depois das festas de Natal e com a Passagem de Ano à vista, vamos lá combinar as voltinhas para queimarmos as calorias ganhas.

Assim, para esta semana temos as seguintes voltinhas:
- 3ª feira, dia 30???: nocturno. Ponto de encontro às 21.00h no Parque Industrial do Seixal ou às 20.30h no Parque das Lagoas;
- domingo, dia 04: voltinha domingueira habitual - 1º passeio do ano! Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.

Sugestões para os percursos?

Bom Ano Novo para todos

Aniversário de Paulo Alex San - 2008-12-30

Mesmo na recta final do ano, eis que temos mais um aniversariante... eu - Paulo Alex San!!! Pois é, neste dia completo mais uma primavera (que é no inverno).

Como presente desejo... que o grupo continue com a boa disposição e camaradagem que nos habituou desde que começámos a pedalar todos juntos!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Bolo Rei Nocturno - 2008-12-23 - 34Km

Nesta semana, em vez de fazermos a voltinha nocturna à 4ªfeira, resolvemos ir pedalar um dia mais cedo por causa do Natal.

E assim foi. Com algum atraso lá chegámos ao Parque Industrial. O pessoal já havia começado a pedalar, e por isso ainda os apanhámos pelo caminho. Nem foi preciso parar para os cumprimentos habituais... fizemos tudo em andamento.

Fomos até Paio Pires e depois contornámos o centro de estágio do SLB até ao Seixal. Passámos em frente ao campo do Seixal onde estavam a haver treinos e onde também haviam alguns petiscos. Alguns queriam logo ficar por ali, mas como normalmente não costumamos andar com carteiras, resolvemos continuar... também porque mais à frente estava preparada uma surpresa!

Andámos mais uns metros e estava estacionado o carro da Marlene San à beira da estrada. De lá de dentro sai a Marlene San e a Helena San e abrem o porta bagagens. Sobressai logo um garrafão de moscatel e um belo bolo rei.

Bem... lá tem de ser... montámos ali a tenda!

Entre umas fatias e uns shots de moscatel, lá íamos enganando o frio.

Até já há quem sugira mudar o nome do grupo para Papa & Trilhos :)

Depois de um belo lanche, lá continuámos a nossa voltinha. Fizemos a marginal do Seixal e subimos até ao Casal do Marco pela Torre da Marinha.

Seguimos depois para o Parque Industrial, mas ainda conseguimos perder alguns colegas pelo caminho. Nada de grave. Após alguns telefonemas marcámos encontro no Parque Industrial. O Mimosa San, o Marco San e o Rikybike San ficaram por aqui e o restante pessoal fez o regresso de bike para casa. Fomos deixar o Mário San a casa e vimos que o carro da Marlene San estava ali estacionado. Entrámos a continuámos a nossa Ceia na cozinha do Mário.

Papámos maus um pouco de bolo rei, uns queijinhos, mais um paio, umas torradinhas, e até houve quem comesse arroz com feijão (o Rui San, claro!).

Obviamente acompanhados sempre pelo nosso amigo moscatel, muito bem guardado pelo Carlos Prazeres San.

Saímos da casa do Mário San já bastante tarde (não sei que horas mas já deviam ser uma da manhã) mas ainda nos conseguimos equilibrar nas bikes.

À chegada ao Parque das Lagoas, o Rui perde a luz traseira e a Marlene com uma condução muito concentrada conseguiu passar por cima da luz. Acho que ainda se aproveitaram as pilhas!

Foi um belo passeio nocturno com uma surpresa de Natal preparada pelas meninas Marlene San e Helena San.

Participantes (8): Paulo Alex San, Rui San, Mário San, Rikybike San, Marco San, Carlos Prazeres San, CaJo San, Mimosa San.


Ver mapa maior

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Passeio de Natal - 2008-12-21 - 50Km

No 1º dia de inverno, os Papa Trilhos decidiram fazer um passeio de Natal. Passavam poucos minutos das 08.30h, quando saímos do Parque das Lagoas. Fomos ao encontro dos restantes colegas que estavam à nossa espera na Qta do Conde. No total éramos 19.

Fomos em direcção a Azeitão onde fizemos o 1º abastecimento - umas tortinhas de Azeitão regadas com moscatel de Setúbal. Alguém é servido?

Com o estômago já aconchegado, fomos para a Arrábida. Passámos pelos moinhos e depois apanhámos o estradão até Palmela.

O Cajo San e a Helena San resolveram regressar, pois a Helena não se estava sentir bem.

Em Palmela tirámos a foto de grupo que já havia aumentado pelo caminho. O Fernando San juntou-se a nós.

Começámos a fazer o regresso a casa, mas antes ainda passámos pela Makro, não para desfilar, mas para ver um desfile.

Era um encontro de carro antigos. Aqui está o que mais se identifica com os Papa Trilhos.

Chegámos a Fernão Ferro após 50Km e 610m de acumulado de subidas.

Foi um passeio com muita boa disposição onde os Papa Trilhos partilharam entre si o espirito de Natal.

Participantes(20): Zé San, Carlos Duarte, Mário San, Rui San, To Ze San, Paulo San, Carlos Prazeres San, Fernando San, Luis Ferreira San, Nelson San, Rikybike San, Fernando, Paulo Alex San, Marlene San, Marco San, Gina, Ni San, Nitrobiker San, Cajo San, Helena San.


Ver mapa maior



Feliz Natal pata todos!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Nocturno de S. Silvestre - Lavradio - 29Km

Mais uma vez os Papa Trilhos aliaram-se a uma causa de solidariedade com a participação no passeio de BTT nocturno de S. Silvestre. Era pedido que cada participante levasse um brinquedo ou roupa para depois a organização do evento doar para as crianças do IPO. E assim foi. Os Papa Trilhos juntaram-se e doaram várias caixas de esperança - umas com brinquedos e outras com roupa, com o desejo de proporcionar um Natal mais feliz às crianças que por motivos maiores não podem estar nas suas casas com toda a família.

A noite começou com a peregrinação desde o Parque das Lagoas de FF até ao Lavradio/Barreiro. O evento tinha o local marcado para junto da igreja do Lavradio. Chegámos pouco depois das 20.00h e o movimento já era grande. Fomos regularizar as nossas inscrições e entregar os brinquedos e as roupas que conseguimos juntar.

Começamos a formar na avenida em frente da igreja à espera que a organização iniciasse o passeio. Como a afluência era grande, o passeio começou mais tarde do que previsto. Em vez das 21.00h, começámos a pedalar às 21.40h.

A boa disposição era geral, não só entre os participantes, como também a organização, e também os agentes da autoridade que iriam garantir a segurança rodoviária durante o passeio.

Iniciámos o passeio com uma volta pelas várias ruas locais a um ritmo acessível a qualquer ciclista ou aspirante a este.

O passeio embora tivesse alguns trilhos da região, nomeadamente a Mata da Machada, foi essencialmente por asfalto. Parámos diversas vezes para juntar os participantes. Estas paragens eram muito longas, e com o frio da noite, arrefecíamos bastante. Sempre dava para aproveitar e confraternizar com outros participantes, que assim também poderam conhecer melhor os Papa Trilhos.

Fizemos uma paragem para abastecimento a meio do percurso. A organização disponibilizou aos participantes umas belas fatias de bolo-rei e um chá quente. Estava excelente e deu para aquecer um pouco e aconchegar o estômago.

Após mais uns quantos quilómetros, chegámos à igreja do Lavradio onde nos aguardava um Caldo Verde para finalizar a noite. Depressa arrumámos as bikes e lá fomos nós.

A Nelly que esteve a trabalhar ainda nos foi fazer uma visita.

Alguns familiares dos Papa Trilhos também nos foram fazer uma visita, mas como o passeio atrasou muito, chegámos bastante tarde e tiveram de regressar a casa, pois as crianças já estavam muito cansadas. De qualquer forma, mais uma vez mostraram o seu apoio a mais uma participação dos Papa Trilhos.

Olhem só para o tamanho das panelas do Caldo Verde.

Foi um passeio muito agradável de dificuldade baixa. Pedalámos cerca de 29Km com 280m de acumulado de subidas.

Participantes Papa Trilhos (13): Paulo Alex San, Rui San, Marco San, Sérgio San, Mário San, Marlene San, Helena San, Gina San, Paulo Alhinho San, Martinho, CaJo San e ainda os amigos António Rui e o Emanuel.


Ver mapa maior

Passeios para esta semana

Depois de um fim de semana com um nocturno o o Passeio de Natal dos Papa Trilhos, entramos na semana do Natal.

Assim, para esta semana temos as seguintes voltinhas:
- 3ª feira, dia 23: nocturno. Ponto de encontro às 21.00h no Parque Industrial do Seixal ou às 20.30h no Parque das Lagoas;
- domingo, dia 28: voltinha domingueira habitual - último passeio do ano! Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.

Sugestões para os percursos?

Boas Festas para todos e Feliz Natal.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Nocturno pelo Seixal - 2008-12-10 - 30Km

Como vem sendo habitual, na 4ª feira da semana passada fomos dar uma voltinha nocturna. O ponto de encontro era no Parque industrial do Seixal.

Saímos pouco depois das 21.00h com o objectivo de fazermos um misto de estrada e BTT.

Fomos em direcção ao Seixal por Paio Pires, Siderurgia Nacional. No Seixal fomos pela estrada que passa junto ao fórum e depois seguimos pela marginal do Seixal.

Subimos junto à Escola Secundária das Cavaquinhas, Arrentela, Cavadas e voltámos ao Casal do Marco e chegámos ao ponto de partida.

Foram 30Km com 340m de acumulado de subidas.

Participantes (5): Paulo Alex San, Rikybike San, Marco San, Rui San, Ni San.


View Larger Map

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Papa Trilhos no Tróia - Sagres - 2008-12-13 - 200Km

E quase todos o vento levou...

Ainda era noite quando as ruas de Fernão Ferro começaram a ser invadidas pelos Papa Trilhos. Estava a chuviscar ligeiramente e o céu não aparentava querer abrir. Saímos do Parque das Lagoas e fomos encontrar com o resto do pessoal na BP da Qta do Conde. Ainda houve tempo para um café rápido.

Seguimos para Setúbal para apanhar o barco das 07.15h. Pelo caminho já era visível algum movimento da romaria para o tradicional Tróia-Sagres. Chegados a Setúbal, descarregámos as bikes e fomos para o barco.

Embarcámos e a chuva começou a cair. O barco estava cheio. Entre as habituais pessoas que iam trabalhar para Tróia, a maioria era pessoal das bikes. Carros, carrinhas, autocarros, bicicletas de BTT, de estrada... Saímos de noite de Setúbal, mas chegámos já de dia a Tróia.

Chegámos a Tróia e muitos já estavam pedalar. Fizemos os últimos preparativos e também nos fizemos à estrada. À saída éramos 15.


Os 1ºs Kms foram calmos. Com alguma chuva e vento, lá fomos progredindo. A boa disposição era geral. Fomos a um ritmo moderado entre os 20 e os 25Km/h. Por nós passavam muitos colegas mais apressados.

As 1ªs dificuldades começaram com subida desde Stº André até Sines. Era uma subida ligeira, mas muito longa, que com o vento de frente, parecia mais inclinada. O grupo aqui estendeu-se um pouco.

Chegámos a Sines e fizemos o 1º abastecimento. A chuva era muita e já estávamos completamente ensopados. As nossas meninas tinham-nos preparado uma recepção e um abastecimento digno de qualquer Mega-maratona. Tínhamos sandes, chá, café, fruta, água, barras, ... O esforço para chegar até aqui (+/- 75Km) já tinha sido muito, pois as condições climatéricas não estavam a colaborar.

Alguns Papa Trilhos optaram ficar por aqui - Marco San, Martinho, Mimosa San, Arsénio San. Os restantes foram saindo espaçadamente. A partir daqui, o vento soprou mais forte e a chuva também não quis dar tréguas.

Perto do Km 100 foi a vez do Paulo Alex San (eu) e do CaJo San encostarem à box. A desmotivação era muita, pois vinha sozinho desde Sines e sem qualquer controlo dos Kms, pois o GPS avariou logo em Tróia. Trocámos de roupa na recepção do Parque de Campismo do SITAVA, cujas meninas que estavam de serviço deixaram-nos entrar. Obrigado!

Na estrada a pedalar ainda estavam os Rui San, Carlos Prazeres San, Mário San, Rikybike San, Nelly, Paulo Alhinho, Sr. Fonseca, Sérgio San e o Ni San.

Já com 6 Papa Trilhos fora de prova, era a nossa vez de apoiar os colegas e darmos toda a força para eles chegarem até ao fim. Nas bombas da GALP de S. Teotónio fizemos mais um abastecimento. O Rikybike San teve um furo e ajudamos-o a reparar enquanto ele tomava um café quente. O Rui San também ficou por aqui - ainda foram a pedalar 8 Papa Trilhos.

As famílias e os que já haviam desistido foram tomar uma bifana em Baiona. A 1ª grande subida começava uns metros mais à frente em Odeceixe. Os músculos do Carlos Prazeres não resistiram e ficou por aqui.

Os restantes continuaram viagem, que com muita chuva e vento estavam a fazer uma prova sem igual. A paragem seguinte foi em Aljezur. Era visível algum cansaço, mas muita força de vontade. Com a noite a começar a cair, demos-lhes as luzes para que os Kms seguintes fossem feitos em segurança.

Seguimos pela EN120 e virámos alguns Kms mais à frente para a 268. Contra todas as probabilidades, a sorte não estava do lado dos que queriam chegar a Sagres - alguns Kms mais à frente estava uma árvore caída sobre a estrada. As bikes passaram por cima e seguiram. Quem estava a dar apoio de carro teve de ficar aqui. Chamámos os bombeiros e após uns 30 minutos lá estavam eles de serra em punho a cortar a árvore.

Não resistimos ao momento e as meninas mostraram o quanto empolgadas estavam...

Seguimos viajem e já só os apanhámos depois da Carrapateira. A noite estava cerrada, mas os Papa Trilhos continuavam a prova num acto heróico.

Vila do Bispo estava à vista e a partir daqui Sagres já estava no horizonte. Após mais de 200Kms e mais de 11 horas, 7 Papa Trilhos conseguiram terminar a dura epopeia Tróia-Sagres num dia com muita chuva e vento sempre contra. Foi uma chegada com alguma emoção em muitos abraços.


Os Papa Trilhos heróis foram: Nelly, Paulo Alhinho, Sr. Fonseca, Rikybike San, Ni San, Sérgio San e Mário San. Muitos PARABÉNS!!!

Uma referência especial para o Sr. Fonseca (pai da Nelly) que completou a prova na integra na jovem idade de 72 anos.

Fomos depois à procura de jantar. Primeiro fomos colocar as nossas coisas onde iríamos pernoitar - Apartamentos Marina Park em Lagos. Depois fomos para o restaurante Adega da Marina.

Foi uma refeição cheia de boa disposição.

Apesar do cansaço, ainda havia forças para um pézinho de dança.

Finalmente fomos descansar para no dia seguinte fazermos o regresso para casa. Pelo caminho para casa ainda parámos para almoçar, num simpático restaurante recomendado pelo Mimosa San.

Foi sem dúvida uma das provas mais duras dos Papa Trilhos que a conseguiram terminar. Depois disto, será com a maior justiça que são nomeados mais 2 Papa Trilhos com o apelido San - Nelly San e Paulo Alhinho San.











Agradecimentos às famílias dos Papa Trilhos que foram incansáveis no apoio que deram e ao Diogo que acompanhou a prova desde Tróia.


Para o ano, lá estaremos novamente, na esperança que o tempo seja mais colaborante.