BY NIGHT 2017 - 29 DE JULHO.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

by night 2017

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Próximo passeio - domingo 2008-02-03

Já vamos entrar no 2º mês de 2008 e aproxima-se mais uma voltinha domingueira. A previsão do tempo não parece ser animadora, mas lá estaremos!

Ponto de encontro no sitio do costume à nova hora - 08.30h.

Fica-se a aguardar sugestões para o itinerário.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Resultado da votação "Que bike tens?"

Desde o inicio do ano que foi colocada uma pool de votação com a pergunta "Que bike tens?". O objectivo era somente avaliar que tipo de bicicleta os visitantes do blog têm para dar os seus passeios e não só.

O resultado da votação foi o seguinte:
1º - 7 votos - 46% - alumínio rígida
2º - 3 votos - 20% - alumínio suspensão total
3º - 2 votos - 13% - carbono suspensão total e carbono rígida
4º - 1 voto - 6% - ando a pé
5º - 0 votos - 0% - sem suspensão e triciclo

A votação decidiu que a maioria dos visitantes do blog têm uma bike de alumínio rigida. Temos ainda alguns visitantes felizardos que têm bikes de carbono com suspensão total (eu também gostava!!!) e um visitante que contenta-se a andar a pé (seria aquele que vimos com o cavalo no outro passeio??).

Acima de tudo - boas pedaladas para todos!

domingo, 27 de janeiro de 2008

Passeio de 2008-01-27 - Arrábida 41Km

O ponto de encontro estava marcado às 08.30h. Como era o dia que tínhamos antecipado a hora de saída, a tolerância foi maior e às 09.00h lá saímos todos com destino à Arrábida. Tivemos alguns estreantes no grupo: o Arsénio, Sérgio, Vasco e a Esposa do CaJo que é a 1ª presença feminina num passeio dos Papa Trilhos. No total éramos 15 resistentes à cama quentinha de domingo. Até à data, o passeio com o maior número de participantes.

O regresso de Zé San contribuiu para a boa disposição e uma referência especial para a nova bike do Luis Ferreira San (ou foi somente lavada? Até foi polida!) Após os Kms iniciais o grupo foi repartido, com o CaJo e a sua esposa a irem por outro percurso mais acessível. O estreante Arsénio teve algumas dificuldades no passeio, mas é mesmo assim. Acredito que mais uns passeios e já vamos ver o rasto dos pneus dele. Para as novas presenças, um obrigado pela companhia e todos serão sempre bem vindos!

O passeio foi com direcção à Arrábida pela Qta do Peru, Aldeia de Irmãos, Azeitão, entrada na Arrábida, Parque de Campismo, Maçã, Qta do peru e chegada a Fernão Ferro.

Foram no total cerca de 41Km com 742m de acumulado de subida (bem bom!). O percurso está disponível aqui.
Algumas estatísticas do passeio:
- tempo em andamento: 3:05:56
- tempo a subir: 1:13:35 (12,09Km)
- tempo a descer: 0:40:03 (12,75Km)
- tempo em plano: 1:12:15 (16,62Km)
- nº de paragens: 12
- média sem paragens: 13,4Km/h

Participantes (15): Paulo Alex San, Ze San, To Ze San, Rui San, CaJo San, Ni San, Luis NitroBiker San, Luis Ferreira San, Nuno Lopes San, Marco San, Vitor San, Arsénio, Sérgio, Vasco, Esposa do Mocinho de Preto.

Todas as fotos aqui.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Quanto pedalamos?

Achei que seria interessante termos um documento com os Kms dos nossos passeios e o ranking de cada um.

Assim, elaborei uma tabela excel onde estão disponíveis todos estes dados para consulta desde a data de inicio do nosso blog. Apenas são contabilizadas as distâncias dos passeios, ou seja, não são consideradas as distâncias das deslocações até ao ponto de encontro.

As actualizações serão efectuadas de acordo com os passeios e está sempre disponível.

Sempre que algum Papa Trilho efectue algum passeio fora da nossa organização, informe, para que a distância respectiva seja contabilizada.

O link é este. Coloquei também o link na lista de "links BTT" - "Os Kms dos Papa Trilhos".

Boas pedaladas para todos!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Travessia da Ponte Vasco da Gama - "Tejo Ciclável"

Aqui vai uma alternativa para quem gosta também de andar em estrada. Dia 2008-06-22 irá ocorrer o evento Lisboa BikeTour que consiste na travessia da Ponte Vasco da Gama de bicicleta. A inscrição neste evento inclui alguns brindes, entre os quais destaca-se uma bicicleta (a que é usada no evento), mochila, capacete, etc (as inscrições para este evento já estão encerradas). Paralelamente a este evento irá realizar-se outro que também inclui a travessia da Ponte Vasco da Gama, mas integrado num percurso de 80Km. A organização é da responsabilidade da FPCUB e tem o nome de "Tejo Ciclável".

O percurso é o seguinte:
- partida (07.30h): Parque de Estacionamento do Instituto Português da Juventude (IPJ) - Parque das Nações - Moscavide;
- percurso: Av. D. João II, Parque Tejo, Ponte de Sacavém, Bobadela, São João da Talha, Povoa Santa Iria, Alverca, Alhandra, Vila Franca de Xira, Ponte de Vila Franca de Xira, Porto Alto;
- abastecimento: Alcochete - Parque de Estacionamento do Freeport (chegada pelas 10h15);
- continuação de percurso: Parque de Estacionamento do Freeport (partida pelas 10h45), Alcochete – Área de Serviço, Sentido Sul-Norte pela Estrada Municipal 501 - Sentido Alcochete-Samouco, Ponte Vasco da Gama, Saída – Desvio Gare do Oriente;
- chegada: Parque de Estacionamento do Instituto Português da Juventude (IPJ) - Parque das Nações -Moscavide (previsão: 13.00h).

A inscrição neste evento é de 10€ para associados da FPCUB e 15€ para não associados.

As inscrições são limitadas (1000 participantes).

Não esquecer que trata-se de um evento exclusivamente de estrada com uma maior média de circulação comparativamente com as que efectuamos no BTT, mas com um nível de esforço menor (o que será de considerar como maior dificuldade neste evento é o cansaço derivado do tempo que se está em cima da bicicleta).

Mais informações aqui.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Próximo passeio - domingo 2008-01-27

Estamos a meio da semana e aproximamos-nos de mais um fim de semana e consequentemente de mais umas pedaladas domingueiras.

Como o tempo tem melhorado, julgo que poderíamos pensar em antecipar o ponto de encontro das 09.00h para as 08.30h. Desta forma começaríamos a pedalar mais cedo, e a previsão de chegada também seria mais cedo.

Proponho a voltinha normal da Arrábida, mas efectuada toda em percurso inverso.

Fica-se a aguardar outras sugestões e opiniões em relação à nova hora de saída.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Passeio de 2008-01-20 - Arrábida 38Km

O tempo estava promissor e já era possível sentir alguns raios de sol que iriam aquecer um pouco o nosso passeio. Eram 09.00h e no local habitual a pouco e pouco chegaram 12 Papa Trilhos. Por motivos de força maior, o Papa Trilho Zé San não pode fazer-nos companhia, pelo que esta voltinha é-lhe dedicada com um grande abraço de todos.

Pedalámos em direcção à Arrábida, com um total de 38Km. Fomos pela Quinta do Perú até à Maçã, entrámos na Arrábida pelo estradão até à estrada alcatroada que vem de Azeitão, subimos essa estrada, single track até entrarmos nos trilhos e depois foi o caminho inverso até casa.

Algumas situações que marcaram o passeio: finalmente uma queda do Luis NitroBiker San por causa de qualquer coisa que lhe entrou no olho (??!!??), um pequeno problema na corrente do Nelson San (sem consequências), um furo para o Vitor San já quase a chegar a Fernão Ferro e uma pequena indisposição do Papa Trilho Rui San.

Boa disposição em todo o passeio no regresso às pedaladas depois de 2 semanas sem andar.

Muitos colegas BTTistas que também aproveitaram o domingo para dar umas pedaladas, e outros colegas desportistas para correr - curiosidade para o duo imbatível do atletismo (ou outra modalidade desconhecida?).

Um total de 579m de acumulado de subida. O percurso está disponível aqui.


Algumas estatísticas do passeio:
- tempo a andar: 02:35:04
- tempo de paragem: 00:59:41
- nº de paragens: 14
- distância a subir: 10Km
- distância a descer: 11Km
- média em andamento: 14,6Km/h

Participantes (12): Paulo Alex San, Nuno San, To Zé San, Nelson San, Rui San, Luis Ferreira San, Cajo San, Luis NitroBiker San, Carlos San, Vitor San, Nuno Lopes San e Marco San.

Todas as fotos disponíveis aqui.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Próximo passeio - domingo - 2008-01-20

Depois de 1 semana de interrupção, voltamos em força com mais um passeio no próximo domingo. Como é habitual o ponto de encontro é às 09.00h no Parque das Lagoas.

Aguarda-se sugestões para o itinerário.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Elefante Azul para bikes

O Papa Trilho Nuno San enviou um mail com uma foto da lavagem da sua bicicleta no Elefante Azul.

Parece que este Elefante Azul está equipado com uma zona especifica para a lavagem de bicicletas, o que é uma mais valia para estes dias de chuva e lama.

O Elefante Azul é o do Casal do Marco junto ao ACF.

Boas lavagens.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Montra de bikes - Luis Ferreira San - Merida Matts TFS 500-D


Aqui está a bike do Papa Trilho Luis Ferreira San. Trata-se de uma Merida Matts TFS 500-D.

As características técnicas são as seguintes:
- Marca: Merida
- Modelo: Matts TFS 500-D
- nº velocidades: 27
- quadro: MATTS TFS-disk
- Suspensão frente: SR XCM-H-D-RL 80 Remote Lockout
- BB Set: Shimano ES25 Octalink
- travão frente: Avid Juicy 3 185
- travão trás: Avid Juicy 3 160
- C-Housing: MTK700 SP40
- Corrente: Shimano CN-HG73
- Chainwheel: Shimano M442 octa 44A-32-22
- Mudanças frente: Shimano Deore
- Mudanças trás: Shimano XT Top Normal
- Freewheel: Shimano HG50-9 11-32
- Bar-End: XM Speed
- Grip: XM Speed
- H-Bar: XM Comp Flat 600
- H-B Stem: XM Comp 10
- Head Set: M10 Neck
- Cubo-F: Shimano M475 disc
- Cubo-T: Shimano M475 disc
- Pedais: XC Alloy
- Rim: Alex DP17 Disc Black
- Selim: Selle Itallia
- Seat Clamp: XM Comp QR
- Seat Post: XM Speed SB20 27.2
- Manete mudanças F: Shimano Deore rapidfire
- Manete mudanças T: Shimano Deore rapidfire
- Pneus: Maxxis RanChero 2.2
- data de aquisição: (a confirmar)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Logotipo dos Papa Trilhos

O Papa Trilho Rui San teve uma belíssima iniciativa - pediu a um colega a elaboração de um logotipo para os Papa Trilhos.

Apresento aqui, em 1ª mão, um pequeno esboço do que poderá ser o nosso logotipo. Estão a ser elaborados vários esboços. Este ainda está a ser trabalhado, mas já dá para termos uma ideia.

Montra de Bikes - Rui San - Scott Scale 40


É a vez de apresentar a bike do colega Rui San - uma Scott Scale 40.

Dados técnicos:
-QUADRO : Scale AAlloy 7005 DB (quadro da scale 40)
-SUSPENSÃO : Rock Show Tora 302 - 100mm curso
-CX DIRECÇÃO : Ritchey OE 1 1/8" semi integrada 44/50mm
-PEDALEIRO : Shimano LX FC-M580 hollowtech 2 44Ax32Ax22A T
-PEDAIS : Welgo
-CORRENTE : Shimano CN-HG53
-CASSETE : Shimano CS-HG50-9 11-32 T
-DESVIADOR FRENTE : Shimano Deore FC-M530 34.9mm
-DESVIADOR TRÁS : Shimano XT RD-M761 27 velocidades
-MANIPULOS : Shimano Deore SL-M511 Rapidfire
-GUIADOR : Scott X-Rod 600mm/ 5°
-AVANÇO : Scott Comp 4 bolt 1-1/8" /6°
-TRAVÕES : Avid Juicy 3 160 F & T mm
-MANETES : Avid Juicy 3
-CUBO FRENTE : Scott Disco Comp
-CUBO TRÁS : Shimano FH-M475 Disco
-RAIOS : DT Swiss Champion pretos 1.8mm
-PNEUS : Scott OXYD 26 x 2.0 60TPI Kevlar
-AROS : Alex TD- 24 Disc 32H pretos
-SELIM : Scott Racing
-ESPIGÃO SELIM : Scott Comp 31.6mm
- Peso aproximado: 11,7Kg
- ciclo-computador: Cataye
- GPS: GARMIN 60CS
- Data de aquisição: Maio 2007

nota: trata-se de uma bike Scale 50 com um quadro da Scale 40.


Próximo passeio - domingo - 2008-01-13

É dia 13 mas não é 6ª feira. Lá estaremos no próximo domingo para mais umas pedaladas.

Para o percurso proponho uma nova filosofia de organização, por forma a promover a participação de todos, ou seja, para cada passeio caseiro nomear 1 Papa Trilho que será responsável pelo itinerário dessa voltinha.

Com esta iniciativa pretende-se a descoberta de trilhos que eventualmente outros participantes não conheçam, além da promoção do convívio.

Fico a aguardar alguém que se chegue à frente.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Montra de Bikes - Nuno San - MSC Concept


Desta vez vai ser a bike do Nuno San. Uma MSC Concept.

Dados técnicos:
- marca: MSC
- modelo: Concept
- data de aquisição: Outubro 2007
- suspensão frente: RST
- amortecedor trás: FOX RP3
- mudanças frente: SHIMANO XT
- mudanças trás: SHIMANO XT
- pedaleira: SHIMANO XT
- travões: disco - SHIMANO XT
- rodas/aros: SHIMANO 595
- pedais: do mais rasco da SHIMANO
- selim: SELLE ITALLIA XC
- peso aproximado: 11,8Kg
- ciclo-computador/GPS: n/a
- volante integrado TRIGON
- dos 0 aos 100: 5 pedaladas!

Equipamento Papa Trilhos

O blog tem apresentado virtualmente o grupo - quem somos, o que fazemos, etc; os passeios têm servido para além do convívio saudável e a prática desportiva, também para levarmos os Papa Trilhos junto de outros colegas do BTT. A participação de elementos do grupo em eventos organizados surge com um acumular de experiências desportivas que vão enriquecer o currículo dos Papa Trilhos. Para complementar toda a nossa projecção no mundo do BTT de lazer, poderíamos-nos apresentar com equipamentos personalizados. Por isso, deixo aqui um desafio a todos os Papa Trilhos para em conjunto projectarmos um equipamento completo de BTT (camisola e calção de alsa) para a nossa equipa.

Desta forma, proponho o seguinte:
- oscultar todos os elementos do grupo sobre esta ideia para avaliar a viabilidade da mesma;
- lançar desde já um passatempo para desenho dos equipamentos que serão submetidos a votação;
- prospecção de mercado para orçamentar o projecto tendo em consideração o desenho eleito e as quantidades pretendidas;
- aprovação pelos interessados do orçamento e oficialização da encomenda;
- e por fim: vestirmos os nossos equipamentos e pedalar...

As propostas deverão ser enviadas para o mail habitual: papatrilhosbtt@gmail.com

De acordo com a aceitação da ideia, serão estipulados prazos.

Papa Trilhos... conto com a participação de todos!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Montra de Bikes - Paulo Alex San - Scott Scale 50


Apresento mais uma, desta vez bike do Papa Trilho Paulo Alex San (que por coincidência é a minha!).

Dados técnicos:
- marca: SCOTT
- modelo: SCALE 50
- data de aquisição: Maio 2005
- suspensão frente: AXEL MANITOU 80mm
- amortecedor trás: n/a
- mudanças frente: SHIMANO Deore
- mudanças trás: SHIMANO LX
- pedaleira: SHIMANO
- travões: disco - SHIMANO BR-M525
- rodas/aros: DB Taurus
- pedais: LOOK 4x4
- selim: SELLE ITALLIA XC
- bars-end: TRIGON carbono
- peso aproximado: 12,7Kg
- ciclo-computador/GPS: GARMIN Edge 305

domingo, 6 de janeiro de 2008

Passeio de Ano Novo - 2008-01-06 - Apostiça 46Km

O passeio estava programado e com sol ou com chuva, os Papa Trilhos estavam decididos a pedalar na companhia das suas bikes. Dito e feito - compareceram 12 corajosos Papa Trilhos o que significa que ninguém nos pára!

O passeio foi por trilhos da Apostiça, uma voltinha suave para recuperar das festas. Fomos ainda até à Nato da Fonte da Telha, passámos pelo parque dos escuteiros junto à Lagoa para tirar umas fotos de família, e o regresso foi pela subida de alcatrão de quem vem da Lagoa. Somando tudo, temos o total de 46Km, o que não foi mau.

Apesar o tempo ameaçar chuva (não passou disso mesmo), ainda encontrámos vários companheiros madrugadores a também andar de bike e a correr. Uma nota para o encontro inesperado com um Papa Trilho que vagueava também pelos trilhos da Apostiça - Daniel San.

Encontrámos um piso "pesado" que originou dificuldades extra, com bastante lama e poças de água. As nossas meninas (leia-se bikes) tiveram um tratamento mais duro e no final do passeio apresentavam-se com várias camadas de lama e seus derivados.

O passeio ficou marcado sobretudo pelas tendências "gasosas" do Zé San, sem argumentos face aos factos evidentes do conhecimento de todos.

Umas palavras de agradecimento e incentivo para os companheiros que mais uma vez se juntaram a nós e que esperamos que assim continuem - Nuno, Marco e Carlos.

Tivemos uma altimetria com um total de 545m de acumulado. O percurso está disponível aqui.

Participantes (12): Paulo Alex San, Ze San, Nuno San, Luis NitroBiker, CaJo, Rui, Luis Ferreira, Ni, Nuno, Marco, Vitor, Carlos

Alguns dados estatísticos do passeio:
- tempo total: 3.59.08
- tempo em movimento: 3.06.03 (77,8%)
- tempo de paragem: 0.52.58 (22,2%)
- nº de paragens: 17
- média sem paragens: 14,8Km/h
- % de subidas: 22,3%
- % de descidas: 15,5%
- % plano: 40,1%
- ponto mais alto: 91m
- ponto mais baixo: 18m

Todas as fotos disponíveis aqui.




sábado, 5 de janeiro de 2008

Montra de Bikes - Zé San - MSC Concept


Vou iniciar uma rubrica com uma apresentação da bike de cada Papa Trilho. A 1ª escolhida foi a bike do Zé San. Digam lá se não ficou bem na foto!!!

Dados técnicos:
- marca: MSC
- modelo: Concept
- data de aquisição: Outubro 2007
- suspensão frente: MANITOU R7
- amortecedor trás: FOX RP3
- mudanças frente: SHIMANO XT
- mudanças trás: SRAM X9
- travões: disco - FORMULA ORO 18K
- rodas/aros: SHIMANO XT
- pedais: LOOK 4x4
- selim: SELLE ITALLIA XC
- peso aproximado: 11Kg
- ciclo-computador/GPS: n/a

Para que as restantes bicicletas dos Papa Trilhos sejam apresentadas no blog, enviem as características técnicas e uma foto para papatrilhosbtt@gmail.com

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Portalegre 2008

A maratona do Portalegre com data marcada para 2008-05-03 abriu as suas inscrições no 1º dia do ano.

Esta maratona dispensa apresentações, já que trata-se do maior evento de BTT em Portugal. A organização é dos "Ases do Pedal". A maratona terá a opção entre 2 distâncias: 40Km e 100Km (que todos sabemos que não são exactos - normalmente costumam ter um erro de +10 a 15%). De acordo com a organização, o percurso este ano será diferente, com trilhos mais suaves em relação a 2007, donde se deduz que o grau de dificuldade seja menor.

A edição deste ano está limitada a 3.000 participantes e à data de hoje estão já efectuadas 2.350 inscrições com 1.500 confirmadas. Quem se quiser inscrever, aqui fica o link. O preço da inscrição é 38€, e inclui a jersey.

Resultados da votação "o que acha do novo site?"

Foi colocada uma pool de votação desde o 1º dia que o site ficou online (2007-11-20) para aferir juntos dos visitantes o que achavam acerca do site dos Papa Trilhos.

A votação terminou no último dia do ano e tivemos no total 15 votos com a seguinte distribuição:
- excelente: 11 = 73%
- bom: 4 = 26%
- razoável: 0
- mau: 0
- muito mau: 0

Os resultados demonstram que o blog é do agrado de todos, e que o trabalho desenvolvido nesta área está a ser bem sucedido.

Qualquer sugestão, não hesitem em enviar para o mail dos Papa Trilhos: papatrilhosbtt@gmail.com

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

1º Passeio para 2008 - domingo 2008-01-06

Estamos a aproximar de mais um fim de semana, e também de mais uma voltinha de bike. Esta com a particularidade de ser a 1ª voltinha do ano. Parece que o tempo para o fim se semana irá melhorar, sendo previsível encontrarmos o terreno mais "pesado", com alguma lama e poças de água.

O Zé San colocou nas "conversas online" que deveria ser um passeio especial. Por isso ficamos a aguardar sugestões para o passeio de domingo.

As minhas sugestões são as seguintes:
Se quiserem ver um histórico de todos os passeios realizados e eventualmente escolher um, podem aceder a este site e efectuar um filtro com o username=papcm. Vão poder ver todos os passeios que fiz de bike desde que tenho GPS (2007-05-27)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Os Papa Trilhos na BikeMagazine

É com grande orgulho e muito prazer que anuncio a presença do blog dos Papa Trilhos na edição de Janeiro 2008 da revista BikeMagazine.

A revista que mais tem divulgado o BTT em Portugal brindou-nos com algumas palavras que fazem referência ao nosso blog e ao nosso grupo. Quem quiser ver com os próprios olhos, é só desfolhar até à página 20.

Esta divulgação é fruto de todo o trabalho que estamos a desenvolver como grupo, quer em termos desportivos como em termos de amizade. É um óptimo inicio de ano e por isso, estamos de Parabéns.

Os meus agradecimentos à BikeMagazine!