PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Objectivo Alcácer - 2008-06-08 - 112Km

Resumindo: Prova superada. Foi tão somente este comentário que restabeleceu o espírito e o corpo depois de 112Km a pedalar.

Mas vamos ao relato do passeio...

Estava tudo programado. Ponto de encontro no Parque das Lagoas às 07.30h, chegada a Setúbal às 08.15h e saída de Setúbal a pedalar as 08.30h. E assim foi. Fomos de FF a Setúbal de carro, onde estacionámos e começámos os preparativos para os longos quilómetros que nos aguardavam.

Depois de tudo arrumadinho e aprumado, lá fomos nós. Mas antes ainda houve uma surpresa. O nosso amigo Carlos Prazeres San fez uns dorçais personalizados para os Papa Trilhos participantes. Agora sim, já parecia um passeio a sério.

Os 1ºs Kms foram de alcatrão pela EN10 até entramos numa herdade a seguir a Pontes. Aqui fomos junto à linha do comboio onde aconteceu a 1ª queda do dia - o Mário que tirou o pé errado do encaixe do pedal, e um furo do Nitrobiker (o 1º furo que teve desde que começou a andar de bike) Aproveitámos para fazer uma pequena pausa e comer umas barritas e fruta.

Saímos da linha do comboio para entrar nuns trilhos que iam dar ao inicio dos canais de água. Só que até aí tivemos de desbravar terreno também pelo meio de algumas silvas. Aqui tivemos o 1º ataque de melgas. E estas eram de tamanho familiar. Acho que ninguém escapou!

Fomos sempre junto ao canal de água, com uma paisagem muito bonita e uns bons single tracks, sem muita areia, essencialmente rolantes.

Chegámos a uma zona do percurso em que o canal de água que normalmente estava seco e dava para passar pelo interior para podermos chegar ao outro lado do vale, mas que agora estava cheio. Os Papa Trilhos não se intimidaram e fizeram alguns minutos de equilibrismo. De um lado era o canal de água, do outro lado umas silvas e nós a passarmos pelo muro do canal com cerca de 30cm de largura e 3m de altura. E com a bike às costas e o vento a dar de lado. Tudo correu bem e conseguimos ultrapassar o obstáculo.



O percurso continuou com mais algumas paragens (furos, pneus vazios, descanso). E sempre que parávamos as melgas não perdoavam! O calor estava a apertar e o Paulo Mimosa não resistiu com a água ali mesmo ao lado.


Após cerca de 65Km, pelas 14.30h chegámos a Alcácer - 1ª parte do objectivo cumprida. Aqui estavam-nos a aguardar umas bifanas e sandes de carne assada para restabelecer as energias, pois até Troia ainda faltam uns bons quilómetros.


A tradicional foto de grupo a seguir ao almoço em Alcácer.
Saímos de Alcácer em direcção à Comporta já com algum cansaço visível. O Nitrobiker ainda deu uma queda um pouco aparatosa devido a um furo na roda da frente (para quem ainda não tinha tido furos, só desta vez foram logo 2!) Ficou um pouco dorido e mais à frente tivemos de fazer uma paragem técnica para o Nitrobiker recuperar com um belo banho de mangueira com água fresquinha.

O grupo foi-se esticando conforme o andamento de cada um e o cansaço físico já começava a predominar. O nosso amigo Rui esgotou e os últimos quilómetros forma bastante complicados. Aliás, os últimos 10Kms mais pareceram uns 30 para quase todos.

Finalmente chegámos a Tróia, após 112Km - um record absoluto para quase todos os Papa Trilhos!

Aqui, o cansaço deu lugar à alegria com o dever cumprido no 1º passeio dos Papa Trilhos - Objectivo Alcácer.

Foram 112Km com uma altimetria de 852m de subidas.

Algumas estatísticas do passeio:
- tempo a andar: 7.14.34
- média de andamento: 15,5Km/h
- nº de paragens: 53
- tempo de paragens: 2.57.12 (incluindo almoço)
- distância a subir/plano/descer: 15,67Km/82,5Km/14,28Km
- altitude máxima/mínima: 71m/3m

Percurso disponível aqui.

Ver mapa maior

Participantes (13): Paulo Alex San, To Ze San, Mario San, Luis Ferreira San, Paulo Mimosa, Rui San, Carlos Prazeres San, Ricardo San, Zé Augusto, Luis Nitrobiker San, Ni San, Miguel e Pedro (410).

Todas as fotos aqui.

14 comentários:

  1. Pois é meus amigos, desta vez não foi por causa de falta de alimentação, foi mesmo cansaço fisico. Quero dar uma palavra de apreço e obrigado pela camaradagem e o incentivo que me foram dando, ao Luis Ferreira San e ao Ni San que me acompanharam os últimos 9 km que pareciam uma eternidade. Mas desde já deixo um alerta pelo espirito do Ni e camaradagem, mas não queiram ficar para trás com ele, pois ele é uma excelente companhia, mas um péssimo cantor, não é NI? eheheh.
    Obrigado aos 2 pela vossa ajuda.
    Quanto ao restante nada a acrescentar de que foi prova superada e que cada vez mais se nota e evidencia o espirito dos Papa Trilhos que é excelente.
    Abraço a todos
    Rui

    ResponderEliminar
  2. Olá Papa Trilhos, só pelas imagens e o espírito que se vê através das mesmas, dos vídeos e das descrições já feitas, tenho pena de não vos ter acompanhado, mas em resistencia física ainda não estou ao nível de vos poder acompanhar.
    Mas aqui fica um grande abraço para todos.
    Amanhã não vou poder participar na voltinha mas estarei no jantar.

    ResponderEliminar
  3. palavras para quê?...prova superada ...sem dúvida que este grupo é inigualável em todos os aspectos...parabéns a todos pela coragem com que enfrentámos este desafio. realmente os últimos KM´s pareciam uma eternidade pois o calor e o cansaço já imperavam e depois um mortal á rectaguarda a meio do caminho...não é fácil....agradeço a todos a preocupação uma vez que já me ligaram vários papatrilhos, mas vão ter que me aturar já nos próximos passeios pois o ombro está apenas dorido e negro sem nada de mais e as esfoladelas mais uns dias já não se notam...grande abraço e uma vez mais parabéns a todos... até Sexta Feira.
    Luis Santos.

    ResponderEliminar
  4. Exactamente prova superada. Mais uma vez provamos que somos um grupo coeso e de grande camaradagem. Agora vou vos dizer uma coisa, não tive nenhum furo durante a volta a não ser uma ameaça, mas hoje quando fui ver a minha bike deparei que tinha os 2 pneus furados. Mais,já tentei contar o nº de picadelas das melgas mas não as consigo contar.
    Um abraço e até sexta.
    Luis Ferreira

    ResponderEliminar
  5. Boas
    Foi uma prova espectular com algumas "peripécias".
    Paulo esqueces-te de pôr o nome do nosso amigo Tó Zé San (nos participantes).
    De lembrar que alguêm ficou de me pagar uma mini em troia portanto na sexta feira ou me pagam a mini ou eu canto ! (não é Rui?)
    Até sexta
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. A prova não foi espectular mas sim espectacular.
    Não sei se viram mas os motars fujiram todos e as pessoas que tavam fora dos carros meteram-se logo dentro deles quando o Luis Ferreira San se descalçou.
    Era cá um cheirinho! hehehehe

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Eu também no passeio não havia furado, mas ontem quando peguei na bike para dar-lhe uma limpeza o pneu da frente estava em baixo. Era um pico de uma roseira que estava cravado no pneu! As melgas - ainda não me dei ao trabalho de contar as picadas, mas que são muitas, lá isso são!

    Saudações.

    ResponderEliminar
  8. Foi sem dúvida uma epopeia digna de ficar registada pelo menos na nossa memoria durante muito tempo.Foi um passeio expectacular, com muitas peripécias mas com o espírito de entreajuda, a camaradagem e a grande amizade que existe entre os PAPA TRILHOS, tudo foi ultrapassado com mais ou menos dificuldade. Bom parece que sou dos poucos que não furei mas estou todo arranhado e mordido. Um BIKE ABRAÇO A TODOS. Paulo Alex San eu também fui a Alcácer.

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    Pronto, já fiz a vontade a todos e coloquei o To Ze San na lista de participantes.

    Ehehe... desculpa lá To Ze...

    Saudações.

    ResponderEliminar
  10. PARABENS.
    A toda a tribo Papa Trilhos, foi um evento que nunca mais vamos esquecer.
    Hontem quando fui lavar a minha "menina" tambem estava com um furo, temos que começar a usar cameras com gel...
    Quanto ás melgas é melhor nem falar estou que pareço um passador.
    Um Abraço
    Carlos Prazeres

    ResponderEliminar
  11. boas pessoal .foi mt fixe o passeio e recomenda se!Ha os amigos do ricardo são o Miguel e o Pedro...da 410....lol.
    um abraço a todos
    miguel

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Adicionei novas fotos ao álbum de Alcácer. Foram as fotos do Nitrobiker e do To Ze.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  13. Boas seus GRANDES bttistas,fico mt contente por terem gostado da voltinha,furos nem velos,melgas não sei o que é isso (elas conhecem-me)
    Bike abração
    Rikybike

    ResponderEliminar
  14. Parabéns a todos por esta Vossa bela odisseia

    Boas Pedaladas

    ResponderEliminar