PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Alvalade - Porto Covo - 2008-05-18 - Rescaldo - 68Km

Tinha chegado o grande dia. As expectativas estavam em alta. Às 05.40 começamos a colocar as bikes nos carros. Foi necessária alguma engenharia de arrumação, mas nenhuma ficou em terra.

Posemos-nos a caminho de Alvalade às 06.10h. Ainda estávamos dentro do horário. Chegámos a Alvalade às 08.00h e a movimentação era grande.

O Rui tinha ido de véspera e já tinha levantado os dorsais de todos. Equipamos-nos, preparámos as bikes e lá fomos até à zona de partida.

Antes ainda passámos pela zona do secretariado onde estava posta uma mesa com um abundante pequeno almoço - sandes, bolos, sumos. Não resistimos!

09.00h foi dada a partida. Fizemos ainda alguns Kms por alcatrão, mas logo entramos nas planícies alentejanas.

De inicio ainda apanhámos alguns trilhos com um pouco de areia que tivemos de fazer a pé. Mas rapidamente entramos no ritmo e as paisagens eram espectaculares.

Passámos zonas de arrozais, contornámos a lagoa da barragem, sempre a um bom ritmo.

O percurso era acessível, até que incursámos serra acima. Aqui começaram as dificuldades. Foi subir e depois subir e continuávamos a subir.

A recompensa foi que depois de uma subida há sempre uma descida. E assim foi. Descemos a serra por um single-track de se lhe tirar o chapéu, completamente envolvido num arvoredo serrado. Um pouco técnico mas lindo!

Perdemos a conta dos abastecimentos. Havia água com abundância e no abastecimento junto à barragem, mais parecia um almoço. Era sandes de fiambre, queijo, carne assada, bolos, sumos vários... enfim... havia comentários "já não saio daqui!"

Uma referência especial para uma menina que, eufórica, apoiava os participantes, e em especial, os Papa Trilhos, com cartazes a dizer "força" (teve direito a comentário no ForumBTT - ver aqui), seu nome - Fernanda. Também para outras meninas que fizeram a cobertura vídeo de várias zonas do percurso. Reportagem 5*. Parabéns à Marlene, Helena e Fernanda.

Não seria justo se não ficasse aqui registado a excelente, repito, excelente organização desta maratona. Dorsais personalizados, abastecimentos de alto nível, todo o percurso sinalizado com setas, fitas e indicações de zonas de perigo, apoio móvel de moto 4, apoio médico móvel de jipe, nada ficou ao acaso.

Os Papa Trilhos optaram pelo percurso de 60Km (que foram 67,1Km) e todos completaram o mesmo - uns de bike, e outro com a bike na carrinha de apoio. Quem foi?...

A zona de banhos foi no parque de campismo de Porto Covo. Todos os banhos eram quentes, mas a bilha é que já não tinha gás. A dureza continuava depois da prova!

Não poderíamos terminar o nosso dia sem um grande almoço (já quase à hora de jantar) num restaurante à beira mar, mesmo em frente à ilha do Pessegueiro - restaurante "A ilha". Que bela vista.

Foi um evento já com marcação na agenda dos Papa Trilhos para 2009. Os parabéns dos Papa Trilhos para o Alvadense pela excelente organização desta 10ª edição Alvalade - Porto Covo.

Foram 68Km com 1193m de acumulado de subida:
Algumas estatísticas do passeio:
- tempo a andar: 4.43.18
- média de andamento: 14,4Km/h
- nº de paragens: 14
- tempo de paragens: 0.33.50
- distância a subir/plano/descer: 17,69Km/31,31Km/18,88Km
- altitude máxima/mínima: 274m/8m

Percurso disponível aqui.

Ver mapa maior

Participantes(10): Paulo Alex San, Rui San, To Ze San, Nelson San, Mario San, Carlos Prazeres San, Ni San, Vitor San, Luis Ferreira San, CaJo San.

Aqui ficam as fotos:


Actualizado em 2008-05-21 - adicionado o percurso

11 comentários:

  1. Espectaculo...
    estivemos todos de parabens,ambiente fantastico dentro e fora da Maratona,a repetir no futuro.

    Um Abraço
    Carlos Prazeres

    ResponderEliminar
  2. Foi a 1ª vez que fiz uma maratona,1ª vez que parti uma corrente, 1ª vez que dei apoio a um Papatrilho que naquela subida estava branco como a cal,( Parabens tambem para ti, nunca esperava seres tu a encontrar-te naquele estado), adorei, estava muito bem organizado. PARABENS PARA TODOS OS PAPATRILHOS QUE PARTICIPARAM, UM ABRAÇO ESPECIAL AO ZÈ POR pena DELE E DE TODOS NÒS NÃO NOS PÔDE ACOMPANHAR. Para o ano estaremos lá novamente, mas, com os nossos equipamentos, UMA EQUIPA A SERIO.
    Um Bike abraço.

    ResponderEliminar
  3. Conforme disse no tópico anterior do Alvalade - Porto Covo que só tinha a agradecer a força que me foram dando quando me encontraram, que foram o Luis Ferreira San, Carlos Prazeres San e o Tó Zé San que viram no estado em que me encontrava. A todos eles agradeço a força dada e em especial ao Luis que parou de pedalar e caminhou a meio lado incentivando-me. É este o verdadeiro espirito de todos elementos Papa Trilhos, e que deveria ser seguido por todas as pessoas. Bem haja a vocês porque me sinto cada vez mais sensibilizado e honrar por fazer parte deste grupo ENORMEEEEEE.
    E para o ano lá estaremos todos para começar e acabar o Raid 2009.
    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  4. Só tenho uma palavra ESPECTACULAR, num ambiente magnifico, uma paisagem soberba e um grupo cinco estrelas.Também foi a minha primeira maratona e além de outras que possa fazer esta é para repetir pois é as todos os títulos excepcional.A todos os que participaram e ao restante grupo PAPA TRILHOS um BIKE abraço.
    Para o grupo feminino que apoiou e registou o evento um muito OBRIGADO.

    ResponderEliminar
  5. Pessoal,
    E as Sandes de carne assada...Maravilha
    Um Abraço
    Carlos Prazeres

    ResponderEliminar
  6. É bom ver o espírito de camaradagem e a amizade k une os elementos dos Papa Trilhos, assim deveríamos ser sempre em tudo na vida…
    Pois é Rui, há dias em k as coisas não nos correm tão bem e às vezes nem sabemos o porquê, pois pensamos k estamos bem preparados e algo nos deita por terra sem sabermos bem a razão, mas por vezes estas passagens menos boas, nos dão verdadeiras lições de vida, pois servem para aprendermos a conhecer melhor o nosso corpo e as nossas capacidades. Mas vale sempre pelo convívio… e muitas maratonas virão amigo…
    Desejo umas boas pedaladas à família San, em especial ao meu amigo Rui
    Jinhos
    FerNanda

    ResponderEliminar
  7. pessoal vejam este link:http://www.flickr.com/photos/24690780@N02/sets/72157605155782894/

    ResponderEliminar
  8. Boas,
    Vejam o BTT-TV, está um PAPA TRILHO em grande destaque,imagens espectaculares.
    Um Abraço
    Carlos Prazeres

    ResponderEliminar
  9. É o papa trilho que ficou sem o arroz e, desta forma torna-se figura pública no video do btt tv.
    Abraço e até dia 1 de Junho quando regresso às pedaladas com o resto dos Papa Trilhos, pois este domingo vou até ao Entroncamento.
    Abraço
    Rui

    ResponderEliminar
  10. Olá,

    Até tivemos direito link no site do Alvadense da nossa reportagem de Alvalade - Porto Côvo.

    Informação do Rui San.

    Aqui fica o link.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  11. Muito bem, fotos bem fixes, este ano optei em não levar a máquina que tira fotos. Fiz os 120...(aliás 127)... e pró ano experimentem que vale a pena, as ZAs e trilhos depois de Porto Côvo também são do melhor, grande qualidade esta organização da Alvaladense. Acabaram de ser linkados ao meu blog (tocarolar) ;-)

    ResponderEliminar