Os Papa Trilhos desejam FESTAS FELIZES a todos os familiares e amigos. Um BOM ANO de 2018 com muitos kms a pedalar.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Tróia/Sagres, 16 Dezembro - informações. Actualizado em 2017-11-27.
- Seguro FPCUB 2018 - informações.


quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Passeio para 2007-12-02 - domingo

Como é habitual, vamos ter a nossa voltinha de domingo. Ponto de encontro no Parque das Lagoas às 09.00h (5 minutos de tolerância).

Aceitam-se sugestões para o itinerário.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Nova funcionalidade - conversas online

Foi adicionada uma nova funcionalidade ao blog com o nome de "conversas online". Agora é possível deixar pequenas mensagens visível a todos como se de um dialogo se tratasse. Esta nova funcionalidade está disponível do lado esquerdo do blog sob o titulo de "conversas online". Boas conversas!

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Manutenção da Bicicleta - Lubrificar a corrente

Não sou entendido nesta matéria, mas fiz algumas pesquisas na net e com a minha experiência de BTTista, tento sempre ter cuidado com a transmissão da minha bike, pois uma boa estima destes componentes, além de possibilitar um pedalar mais suave, também aumenta o tempo de vida destes.

Quando a corrente já está suja, colocar mais olea nesta, não vai adiantar muito. A limpeza da corrente poderá ser efectuada com auxilio de desengordurantes (existem no mercado vários sprays ou poderá-se utilizar petróleo - que é o que eu uso!). Pode-se limpar com uma pequena escova ou pincel, ou então utilizar um kit próprio para limpeza. É recomendável que o desengordurante actue na corrente durante uns 3 a 4 minutos para que a limpeza seja mais eficiente.

A colocação de oleo na corrente deve ser efectuada com esta o mais limpa possível. O oleo deve ser colocado na parte de dentro da corrente. Não é necessário mais que uma gota de oleo em cada elo da corrente. Para a lubrificação ser mais eficiente deve-se também "pedalar" para que o olea se espalhe em toda a corrente. No final, deve-se retirar o oleo excedente.

Existem vários tipos de oleo, conforme o tempo ser mais húmido ou seco. Os óleos para tempos húmidos são mais viscosos possibilitando uma melhor lubrificação mesmo quando a corrente é molhada. Para tempos mais secos temos os óleos à base de teflon que atraem menos poeiras para a corrente.

Espero que tenha sido uma leitura útil...

sábado, 24 de novembro de 2007

Passeio de 2007-11-25 - Apostiça 39Km

Como é habitual, todos os domingos de manhã vamos dar a nossa voltinha. O próximo domingo não vai ser excepção. Por isso, pessoal, ponto de encontro junto a minha casa às 09.00h. Itinerário a decidir na altura!

***

A voltinha estava marcada para as 09.00h, mas o caríssimo amigo Carlos Xfiles só nos brindou com a sua presença às 09.30h... Por isso, às 09.30h lá fomos nós por caminhos da Apostiça, passámos pela Verdizela, fizemos o sobe e desce da Caparica, e chegados à Fonte da Telha, tivemos a infeliz ideia de seguir o Carlos Xfiles - tivemos de voltar para traz, pois estávamos a andar mais a pé do que de bike, e subimos, também a pé, a falésia até à entrada da Nato da Fonte da Telha.

Este passeio teve a presença de: Paulo Alex San, Zé San, Tó Zé San, Nelson San, e os amigos Rui, Luis, Carlos Xfiles e outro amigo que não sei o nome!

Quem quiser ver o percurso, aqui fica o link. A altimetria foi 600m de acumulado:



Algumas fotos do passeio:



sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Pneus tubeless VS Pneus normais

Actualmente já existe uma grande variedade de pneus tubeless, pelo que à que considerar as suas vantagens e desvantagens para avaliar uma eventual decisão de mudança.

As opiniões são variadas, mas existem alguns factos que têm consenso:
  • os pneus tubeless exijem um aro a condizer, ou seja, os aros normais não servem, têm de ser aros específicos para tubeless;
  • os pneus tubeless são mais caros que os normais;
  • o risco de furo é maior em pneus normais do que em pneus tubeless;
  • nos pneus tubeless é recomendável usar produtos anti-furo;
  • em tubeless é possível andar com pressões mais baixas permitindo uma maior aderência e conforto;
  • o pneu tubeless é mais pesado.
Fica aberta a discussão com as vossas opiniões...

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A importância da Frequência Cardíaca

Em qualquer desporto torna-se importante controlar a frequência cardíaca. Desta forma é possível efectuar os exercícios de forma correcta tendo a consciência do esforço que estamos a despender.

A libertação natural de líquidos (suor) nem sempre é uma indicação da intensidade do exercício. A melhor forma é verificar os batimentos cardíacos.

Quando se faz exercício, o coração bate mais depressa para ir ao encontro da maior necessidade de sangue e oxigénio nos músculos do corpo. Quanto mais intensa é a a actividade, mais depressa baterá o coração, ou seja, a frequência cardíaca aumenta. Por isso, controlar a frequência cardíaca durante o exercício físico é uma excelente forma de regular o esforço.

Existem limites de intensidade de exercício que são descritas como seguras e eficazes para promover benefícios no aparelho cardiovascular. Para determinar estes limites é necessário conhecer alguns conceitos:
  • Frequência Cardíaca Máxima (FCmax): está relacionada com a idade, pois o esforço do coração para bombear o sangue no nosso corpo aumenta ao longo da vida. A FCmax é calculada subtraindo a idade a 220, para os homens e subtraindo a idade a 200 para as mulheres. Exemplo: um individuo do sexo masculino com 30 anos de idade terá uma FCmax de 220-30 = 190.
  • Frequência Cardíaca de Treino (FCtreino): corresponde ao número de batimentos cardíacos por minuto durante um determinado exercício físico. Para a maioria das pessoas saudáveis, este nível está entre os 50% e 80% da sua FCmax. Exemplo: sendo a FCmax de 190bpm (batimentos por minuto), a FCtreino será entre os 95bpm e os 152bpm.
Os valores calculados apenas servem de referência ou indicador para o objectivo de treino. As pessoas que iniciam a sua actividade física devem estabelecer como objectivo inicial um limite mais baixo que poderá ir aumentando progressivamente de acordo com a natureza do exercício e a sua evolução física. Dependendo das condições de cada um, é aconselhável consultar o médico para saber a melhor FCtreino para o seu caso.

Actualmente já existem uma serie de dispositivos que permitem mostrar estas informações e programar alarmes de acordo com o esforço físico pretendido. Exemplos desses dispositivos em Polar, Sigma, Garmin.

Outros indicadores:
  • actividade moderada: 50-60% da FCmax
  • controlo de peso: 60-70% da FCmax
  • limiar anaeróbio: 80-90% da FCmax
  • esforço máximo: 90-100% da FCmax

terça-feira, 20 de novembro de 2007

10ª Maratona Alvalade-Porto Covo - 2008-05-18

A 10ª edição da maratona Alvalade - Porto Covo já tem data marcada para 2008-05-18. Trata-se de uma das maratonas de maior beleza para os praticantes de BTT. A revista Bike Magazine elaborou uma reportagem do evento realizado em 2007 na sua edição nº124 de Julho 2007.

A edição de 2007 contou com 850 participantes e era possível escolher uma das duas provas disponíveis: Alavalade-Porto Covo ou Alvalade-Porto Covo-Alvalade, com 60Km ou 120Km, respectivamente.

Mais informações sobre a edição de 2007 em:
****

Lista dos Papa Trilhos interessados em participar na maratona:
(actualizado em 2008-05-12)

- Paulo Alex San - INSCRITO
- Rui San - INSCRITO
- Luis Ferreira San - INSCRITO
- Vitor San - INSCRITO
- Zé San - INSCRITO (inscrição passa para o Mário)
- Ni San - INSCRITO
- To Ze San - INSCRITO
- Nelson San - INSCRITO
- Carlos Prazeres - INSCRITO
- CaJo San - INSCRITO
- Paulo San - INSCRITO*

* inscrições não confirmadas no site do Alvadense

ATENÇÃO AOS PARTICIPANTES PAPA TRILHOS

As inscrições já estão abertas. Dado que no acto da inscrição são necessários preencher vários dados pessoais, cada um terá de se inscrever. O link para a inscrição é este.

A inscrição poderá ser efectuada online, clicando na opção "incrição on-line".

Ao inscreverem-se, na equipa coloquem "Papa Trilhos" e no site "papatrilhos.blogspot.com" para que estejamos todos identificados como equipa.

Não se atrasem, pois as inscrições são limitadas a 800.

Passeio de 2007-11-18 - Arrabida 41Km

Foi por terras da Arrábida que fomos rolar cerca de 41Km, com partida e chegada de Fernão Ferro. Aqui fica o percurso.

O passeio teve a participação do Paulo Alex San, Tó Zé San, Nelson San, Paulo San e ainda os companheiros de BTT Rui e Luís. O Papa Trilho Nelson San teve o passeio marcado com um problema na corrente (valeu a perícia técnica do Paulo San) e ainda um furo!

A altimetria foi a seguinte, com 769m de acumulado.

Passeios com participação dos Papa Trilhos

Lista de passeios organizados onde os "Papa Trilhos" participaram:
(em actualização constante)

Ver esta tabela.

Novo Site

Foi hoje - 2007-11-20 lançado o novo site dos "Papa Trilhos". Esta remodelação inclui um novo formato em blog e novas funcionalidades, permitindo a todos adicionar comentários aos vários posts que possam surgir no blog. Conta-se com a participação de todos.

Adicionalmente foi colocada uma pool para votação em relação à vossa opinião do site. É só procurar e clicar no lado esquerdo da página principal do site.

Como é natural, aceitam-se sugestões e ideias (conteúdos, pools para votações, links, ...) com o objectivo de melhorar a qualidade do site.